top of page

Pesquisa Nacional

Lula esmaga adversários



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surge como líder em todos os cenários de primeiro turno testados em uma nova pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada na sexta-feira (26).

O estudo ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios, entre 18 e 22 de dezembro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e confiança de 95%.



O estudo também levantou outros cenários. Em um segundo quadro, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), indicado como sucessor pelo pai, Lula se mantém na liderança, com 37,6%. Flávio aparece na segunda colocação, com 27,8%.

Já em uma simulação com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula soma 37,8%, contra 26,2% de Tarcísio.


Em um último cenário de primeiro turno, contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem 37,2%, enquanto Michelle aparece com 24,4%.

Porém, no segundo turno, o atual presidente lidera, mas tem um empate técnico com todos os nomes da direita, segundo levantou o instituto, testando possíveis cenários de segundo turno.


Em todas as seis simulações, Lula aparece numericamente à frente, mas empata tecnicamente, ou seja, pela margem de erro, com Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Jr. O presidente venceria contra Tereza Cristina, revelando um cenário acirrado caso o pleito avance para uma disputa direta em um novo turno.



Levantamento, com margem de erro de 2,2 pontos, mostra Lula com 44,1% das intenções de voto contra 41% de Flávio no segundo turno, um cenário considerado tecnicamente empatado. No primeiro turno, o petista ainda lidera com vantagem de 9,8 pontos.


Pesquisa Nacional
bottom of page